Marketing Digital para Médicos
Marketing Digital para Médicos
O marketing digital passou a ser imprescindível para qualquer profissão. Ao longo dos nossos 5 anos de prestação de serviços da Be Found Digital, fomos nos especializando em Marketing Digital para essa profissão e hoje, a maioria de nossos clientes atendidos são da área da saúde.
A principal diferença entre o marketing digital para médicos e para outros segmentos profissionais é que o primeiro deve ser pautado pelo código de ética da profissão.
Há quem encare o Marketing Médico com desconfiança, para nós da Be Found Digital, o Marketing Médico é uma maneira de demonstrar conhecimento, experiência e ainda manter os pacientes informados das novidades médicas.
Além disso, com o uso cada vez mais frequente da Telemedicina, as estratégias digitais para médicos, consultórios e clínicas ficaram ainda mais essenciais.
Há uma máxima no Marketing que diz, quem não é visto, não é lembrado. Por isso, para que os pacientes encontrem determinada clínica ou consultório, é preciso que o negócio esteja visível, seja em um site ou nas redes sociais.
Nas redes sociais ou em um site próprio, o profissional pode dispor todas as informações necessárias sobre o consultório, como contato, localização, especialidade.
Também é recomendada a publicação de conteúdos abordando as consultas, procedimentos, tratamentos e outras informações úteis aos pacientes.
Assim, quando um paciente procurar por um determinado procedimento tende a chegar ao atendimento mais bem informado.
Hoje em dia há incontáveis informações na internet, inclusive sobre a área de saúde, mas nem todas elas são seguras para os usuários. Por isso, ao investir no Marketing Médico com qualidade, é possível se destacar.
O oferecimento de conteúdos informativos de qualidade, que realmente ajude o paciente, pode agregar muito valor ao profissional.
A criação de conteúdos específicos tanto nas redes sociais, quanto em um blog que aproxime a relação médico-paciente são exemplos de otimização do Marketing Médico.
Dessa forma, o profissional mostra que está atualizado conforme as novas tendências digitais, se aproximando do público e melhorando a visibilidade e autoridade.
Ao estabelecer uma comunicação ativa com os pacientes, o médico pode tornar mais próxima, agradável e enriquecedora a relação.
Vale ressaltar que estratégias de marketing bem planejadas e executadas também beneficiam os pacientes, que têm acesso a conteúdos úteis, relevantes e de qualidade para se informar sobre a própria saúde.
A Be Found Digital possui vasta experiência em atendimento de médicos, consultórios e clínicas; bem como possui conhecimento das regras do CFM para que o marketing seja elaborado de maneira ética e segura, tanto para o profissional, quanto para o paciente.
Veja o Manual de Publicidade Médica completo aqui;
Conteúdo para Redes Sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn
Estratégia de Anúncios para Redes Sociais
Google Ads
SEO: otimização de site para que seu consultório/clínica seja encontrado com mais facilidade nos buscadores.
A principal diferença entre o marketing digital para médicos e para outros segmentos profissionais é que o primeiro deve ser pautado pelo código de ética da profissão.
Há quem encare o Marketing Médico com desconfiança, para nós da Be Found Digital, o Marketing Médico é uma maneira de demonstrar conhecimento, experiência e ainda manter os pacientes informados das novidades médicas.
Além disso, com o uso cada vez mais frequente da Telemedicina, as estratégias digitais para médicos, consultórios e clínicas ficaram ainda mais essenciais.
Benefícios do Marketing para Médicos
Há muitos benefícios em divulgar seus atendimentos na internet, vamos listar alguns deles:Reconhecimento na internet
Hoje em dia são poucas as pessoas que buscam por médicos em listas de planos de saúde. As indicações, o famoso boca a boca, são uma das formas de ter mais pacientes. Mas uma forma ainda mais efetiva é incluir o que o médico sabe na internet. Gerar conteúdo para redes sociais ou blog pode ajudar o médico a alcançar mais reconhecimento na internet.Há uma máxima no Marketing que diz, quem não é visto, não é lembrado. Por isso, para que os pacientes encontrem determinada clínica ou consultório, é preciso que o negócio esteja visível, seja em um site ou nas redes sociais.
Nas redes sociais ou em um site próprio, o profissional pode dispor todas as informações necessárias sobre o consultório, como contato, localização, especialidade.
Também é recomendada a publicação de conteúdos abordando as consultas, procedimentos, tratamentos e outras informações úteis aos pacientes.
Assim, quando um paciente procurar por um determinado procedimento tende a chegar ao atendimento mais bem informado.
Autoridade e confiança
Para conquistar mais pacientes e crescer, é muito importante que a clínica ou consultório conquiste autoridade, já que as relações entre médicos e pacientes têm como base, principalmente, a confiança.Hoje em dia há incontáveis informações na internet, inclusive sobre a área de saúde, mas nem todas elas são seguras para os usuários. Por isso, ao investir no Marketing Médico com qualidade, é possível se destacar.
O oferecimento de conteúdos informativos de qualidade, que realmente ajude o paciente, pode agregar muito valor ao profissional.
Otimização da presença digital
Muitos profissionais já possuem sites institucionais para as clínicas ou consultórios. Mas o Marketing Médico pode ir mais além.A criação de conteúdos específicos tanto nas redes sociais, quanto em um blog que aproxime a relação médico-paciente são exemplos de otimização do Marketing Médico.
Dessa forma, o profissional mostra que está atualizado conforme as novas tendências digitais, se aproximando do público e melhorando a visibilidade e autoridade.
Fidelização de pacientes
Toda a credibilidade que um profissional pode construir com o Marketing Médico pode ajudar no reconhecimento de novos pacientes, mas também contribui para a fidelização dos atuais.Ao estabelecer uma comunicação ativa com os pacientes, o médico pode tornar mais próxima, agradável e enriquecedora a relação.
Vale ressaltar que estratégias de marketing bem planejadas e executadas também beneficiam os pacientes, que têm acesso a conteúdos úteis, relevantes e de qualidade para se informar sobre a própria saúde.
Marketing Digital Ético para Médicos
O Conselho Federal de Medicina possui normas para publicidade médica que devem ser seguidas por todos os médicos (outros profissionais da saúde possuem conselhos separados com normas para publicidade diferentes das que o médico precisa seguir).A Be Found Digital possui vasta experiência em atendimento de médicos, consultórios e clínicas; bem como possui conhecimento das regras do CFM para que o marketing seja elaborado de maneira ética e segura, tanto para o profissional, quanto para o paciente.
Veja o Manual de Publicidade Médica completo aqui;
Serviços Oferecidos
Alguns dos serviços oferecidos para estes profissionais são:Conteúdo para Redes Sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn
Estratégia de Anúncios para Redes Sociais
Google Ads
SEO: otimização de site para que seu consultório/clínica seja encontrado com mais facilidade nos buscadores.