Campanha de Links Patrocinados: Google ou Bing?

Os sites de busca são ótimos caminhos para começar a desenvolver uma campanha de links patrocinados.

Quando falamos de Links Patrocinados, sem dúvida alguma, pensamos em Google Adwords. O Google é uma das maiores ferramentas de busca e um dos maiores anunciantes da Web. Atualmente, o Google representa a maior parte do Share do mercado.

As maiores vantagens dos links patrocinados são:

  • Aumentam a visibilidade da sua marca;
  • Sua empresa é mais facilmente encontrada por seu público alvo;
  • Melhora posicionamento nos resultados de busca;
  • Maior controle de Custos e ROI.

Para conseguir esses resultados, são necessárias a criação de campanhas focadas nas palavras-chaves mais importantes para seu negócio que estarão nos anúncios, na seleção do seu público e na escolha das plataformas que melhor atendem a sua demanda. Tudo isso sempre medindo o quanto você deseja gastar.

Outra vantagem dos Links patrocinados é que você paga por clique, ou seja, você só vai pagar quando alguém se interessar e clicar em seu anúncio. Esse mecanismo aumenta as chances de retorno do investimento.

GOOGLE ADWORDS

Além de ser a plataforma mais popular, onde estão a maioria das buscas e onde mais as pessoas fazem suas pesquisas, é a ferramenta mais conhecida e mais “amigável”de usar.

O Google disponibiliza várias formas de anúncios, são eles:

Anúncio somente em Rede de Pesquisa:

São os anúncios no buscador Google e em buscas em Parceiros como o Terra, Globo.com.

São os anúncios chamados de resposta direta, pois aparecem quando o usuário está procurando por um determinado produto ou serviço e aparecem apenas no formato texto.

Rede de Display

São os anúncios em domínios Google (Youtube e Gmail); Parceiros Adsense e DoubleClick AdExchange.

São os tipos de anúncios para branding e podem ser anúncios de texto, gráficos e vídeos.

Na minha visão, pode haver uma desvantagem em anunciar no Google, há muita concorrência, e dependendo do tipo de seu negócio, a palavra-chave pode ter o valor elevado. Além disso, se a campanha não for bem feita, podem ser desperdiçados muitos cliques e não atingir seu público-alvo.

Por isso, para alguns clientes recomento também anunciar no Bing.

BING ADS

O Bing vem crescendo, e o anúncio nele tem funcionamento de forma similar ao Google em relação à como “projetar”sua campanha (escolha de palavras-chave, público-alvo, agendamento de anúncios, orçamento diário, região, etc). O clique no Bing acaba sendo mais barato e você pode ficar mais bem posicionado pagando menos que no Google Adwords.

Tem mais uma vantagem! Você pode importar suas campanhas ativas diretamente do Google e rapidamente começar a usar.

Os tipos de anúncios que podem ser feitos no Bing por enquanto no Brasil são apenas no formato texto:

Texto

O tipo mais básico de anúncio que será exibido nos resultados de pesquisa do Yahoo Bing Network ou na rede de conteúdo.

Para escolher o melhor para o seu negócio eu analisaria quais são os custos das palavras-chave no Google e no Bing, e onde está meu público-alvo. Se você não souber… teste!

Faça campanhas em ambas as plataformas e analise o retorno de cada uma delas e qual é mais vantajosa para você e seu negócio.

Considere anunciar nas duas plataformas, porém se você estiver com pouco orçamento ou tempo para administrar suas contas, veja qual mais se adequa à sua empresa.

 

 

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